quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Motor Rock (Rock n' Roll Racing 3D) está disponível de graça! E eu preferia pagar!


Motor Rock, está, ou estava, disponível de graça aqui! O anúncio foi feito hoje pelos desenvolvedores, nos fóruns do Steam.

Motor Rock foi uma idéia excelente, ainda que arriscada, desde o começo. O jogo originalmente se chamava "Rock n' Roll Racing 3D", e tinha como proposta exatamente isso: fazer um port moderno do clássico do SNES em 3D. É um jogo de corrida com armas, num ambiente futurista. O jogo original data de 1993 e foi desenvolvido por uma empresa que veio a se tornar parte da Blizzard. É aí que mora o risco.


A Blizzard é detentora dos direitos autorais do Rock n' Roll Racing. Ainda que a empresa não tenha sinalizado qualquer tipo de remake ou port, ela tecnicamente é a única que tem autonomia para tal. Assim sendo, o Motor Rock teve vida curta no Steam (16/12/2013 a 23/12/2013) antes de ser removido por infração a direitos autorais. O jogo vendeu perto de 10.500 cópias, acumulando um total de 60 mil dólares .

A Yard Team batalhou junto à Blizzard para resolver a situação, mas sem muito sucesso. No post de hoje, foi dito que Blizzard não permitiu que o jogo fosse distribuído no Steam, mesmo que de graça. Foi dito também que a Yard Team não recebeu um centavo e que a Valve negou o pedido feito de reembolsar a todos os compradores.


O jogo proposto pela Yard Team não é apenas inspirado no original do SNES, ele possui arte semelhante, mecânica semelhante e pela maior parte do projeto, o mesmo nome. Isso foi ingênuo e inconsequente por parte da Yard Team. Não é surpresa que a Blizzard tenha agido contra a distribuição do projeto. Por outro lado, é triste saber que o trabalho empenhado pelos desenvolvedores não renderá dinheiro algum. Respeitado o problema de direitos autorais, é um jogo pelo qual gostaríamos de pagar.

Disponibilizar o jogo gratuitamente em seu site pode ter sido uma jogada política da russa Yard Team. O Steam não reembolsará todos os compradores, mas quem já pagou pelo jogo o manterá em sua biblioteca e poderá baixar sempre que quiser. Por outro lado, o Steam não repassará o dinheiro das vendas ao desenvolvedor, por conta do problema de direitos. Assim sendo, ao disponibilizar o jogo de graça em seu site e sugerir que os compradores peçam reembolso ao Steam, a Yard Team está efetivamente tirando um pouco do dinheiro recebido pelo serviço e que não lhe será repassado.



O site rrr3d.com, que estaria disponibilizando o jogo gratuitamente, está fora do ar desde a manhã de hoje. Especula-se se isso é por conta da enorme demanda desde o anúncio nos fóruns do Steam, ou por ação da Blizzard.


Postagens Relacionadas



Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário