Dá pra começar esse post com uma review. Acredite, isso vai ser rápido.
Único screenshot necessário
O jogo tem uma mecânica estupidamente simples e é muito difícil. Os canos aparecem em posições aleatórias e a movimentação do passarinho é brusca. Meu recorde é 8, não que eu tenha jogado muito. Essa "dificuldade simples" ou "simplicidade ilusória" é justamente o que mantém as pessoas jogando. Você sempre tem a sensação de que aquilo é fácil, que os seus erros foram bobos e que na próxima partida seu recorde será superado.
Flappy Bird foi lançado em Maio de 2013. Nas últimas semanas, tem atraído muita atenção na mídia, e os motivos ainda são meio nebulosos. Ele esteve nos top downloads da Apple e Google Play, apesar de incontáveis reviews ruins. Em seguida começou a figurar nos principais sites de notícias sobre games e tecnologia, que o criticaram pela dificuldade, simplicidade, pela arte claramente roubada da série Super Mario, entre outros aspectos.
Poucos dias depois, surgiram notícias de que seu criador estaria ganhando algo como US$50.000,00 por dia. O jogo é grátis, mantido apenas por um banner de publicidade, que seria a fonte dessa renda.
No início do mês, toda essa atenção começou a incomodar Dong Nguyen, criador do jogo:
O pessoal da imprensa está superestimando o sucesso de meus jogos. É algo que nunca desejo. Por favor, me dêem paz.
Pois bem, como se não bastasse, Dong anunciou no dia 8 em seu twitter que tiraria o jogo do ar. Alegou que "não aguentava mais".
Lamento, usuários do Flappy Bird, em 22 horas, eu tirarei o Flappy bird do ar. Eu não aguento mais.
Não é nada relacionado a problemas legais. Eu simplesmente não consigo continuar.
Não consegue continuar... o que? A ganhar dinheiro? A receber atenção da mídia? A receber críticas dos jogadores?
Neste final de semana, o jogo efetivamente saiu do ar. Quem já o tinha no celular pode continuar jogando, mas quem não tinha não pode mais adquirir. Já figuram no e-bay ofertas de celulares com o jogo pré-instalado, por valores que podem chegar a US$1.500,00.
O jogo não é ruim, e também não é bom. Ele é apenas tosco. É um jogo muito simples, com uma arte suspeitosamente derivativa, mergulhado no que parece ser um golpe publicitário. E eu acho que ainda não vimos o fim dessa história.
Fique com o vídeo que explica como vencer no Flappy Bird.
Nenhum comentário:
Postar um comentário