quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Steam Tags [huehuebrbr]




Para complementar o atual sistemas de categorias, a Valve acaba de anunciar o novo recurso de Marcadores. Nada mais que o é o bom e velho conhecido sistemas de Tags, aplicados ao jogos da Loja.
Agora é possível navegar pelos marcadores, tornando muito mais simples a idéia de encontrar um jogo. Com mais de 3000 títulos a venda, já se fazia necessário um modo mais esperto de fazer a busca.



Nem sempre a categorização que o desenvolvedor ou loja faz sobre o seu produto reflete a categorização que existe na mente do consumidor final. Com o intuito de passar essa bola para a Comunidade, a Valve iniciou o serviço de forma que os usuários possam criar seus próprios Marcadores, sendo visíveis por todos os outros. Dessa maneira, a marcação se torna a mais orgânica possível e possibilitando o máximo em termos de categorização.

Funcionamento


Ao entrar em uma página de jogo da Loja, é possível visualizar os marcadores.


As Tags serão mantidas pela comunidade, em seu próprio idioma. Algo bem democrático e livre. Basta clicar no botão "+" e abrirá a tela de adição da sua nova Tag.



Paralelamente à isso, foi adicionado um novo item de menu, onde é possível acessar as tags recomendadas pelo Steam de acordo com a sua library, bem como as tags populares.


Na página de Tags é possível visualizar os Marcadores Globais ou os Recomendados. Clicando em uma Tag, aparecerá todos os jogos que estão marcados naquela categoria.




Tanta democracia vem com alguns empecilhos. Por mais que a Valve tenha adicionado um recurso que limita a adição de palavrões na nomeação da Tags, não implica que marcadores inúteis, bagunçados e não padronizados inundem a marcação dos jogos (principalmente as Tags em Português). Infelizmente veremos a cultura do Hue Hue BR BR novamente mostrando sua força.


Segue alguns marcadores curiosos em Português:

Vicia mais que crack
a definição da insanidade!
Zueira
Fabioloso
Da pra encher de mod e o bagulho fica doido
É tudo igual, só muda o nome
Amor

Tags curiosas em Inglês

Crap
Praise the Sun!
Git Gud or Die Tryin’
Overrated
༼ つ ◕_◕ ༽つ
Feminist
Garbage

A Valve colocou o serviço em fase Beta. A ideia é criar uma base de dados para que seja possível analisar o conteúdo e justamente verificar quais tags estão se tornando importantes e quais estão atrapalhando. Tem tudo para se tornar cada vez melhor com o tempo.

Enfim, é algo que eu sempre senti falta na minha bliblioteca de jogos, porém não tinha pensado sobre o seu uso na Loja. Vamos aguardar se no futuro adicionam sistema semelhante à biblioteca, pois o sistema atual de categorização da jogos que você ainda é muito limitado, e esse tipo de recurso viria muito a calhar. A boa notícia é que o forum do grupo do "Steam Client Beta" já está se movimentando para algo nessa linha.


Postagens Relacionadas



Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário