sexta-feira, 14 de março de 2014

Jogos Multiplayer Local - PC - Parte 1



Jogos multiplayer são sinôminos de diversão, sejam eles online ou offline. Os jogos para se "jogar de 2" de forma offline sempre me atraíram muito. Lembro dos tempos antigos quando ia alugar algum jogo, e só levava jogo singleplayer se fosse muito bom. Caso contrário saia garimpando jogos para 2 players para poder jogar com o pessoal de casa ou com amigos.

Em virtude da popularização dos jogos online, jogos com multiplayer local foram ficando um pouco escassos, principalmente pra PC. Porém agora, com o advento do Big Picture e com todo o movimento para levar o PC para a sala de estar, a indústria tende a criar mais jogos com multiplayer local.

Para ajudar o pessoal que queira se aventurar de maneira "não solitária", faleremos em forma de série sobre alguns dos melhores jogos que possuem essa opção.

Portal 2


O jogo dispensa muitas apresentações. Com a primeira versão inteiramente em single-player, sua continuação trouxe uma excelente experiência multiplayer.
Com uma campanha totalmente criada para ser jogada em modo cooperativo, o desenvolvedores demonstraram uma criatividade sem tamanho para na elaboração de puzzles que agora devem ser resolvidos por duas pessoas. Jogue e perceberá que quebrar a cabeça em dois é muito mais divertido.
Infelizmente, o jogo ficou com suporte oficial somente para multiplayer online por muito tempo. Portanto para jogar em modo coop offline, era preciso acessar o console e digitar alguns comandos. Recentemente a Valve afinal colocou o menu que dá acesso ao modo coop em split screen como na screenshot acima.


Ficha:
Tipo de multiplayer: Cooperativo
Máximo de jogadores: 2
Mesmo modo história do single-player: Não
Câmera: Primeira Pessoa com Split Screen de diversos layouts

Lara Croft and the Guardian of the Light



Lara Croft and the Guardian of the Light é uma grata surpresa. Juntou os gêneros de Diablo e Tomb Raider e empacotou em um único jogo. Inclusive apresentou uma jogabilidade sensacional para o gênero, onde tudo é controlado de forma bem natural. O jogo é basicamente um hack'n'slash isométrico com diversos puzzles criativos, sendo digno da série Tomb Raider.


Ficha:
Tipo de multiplayer: Cooperativo
Máximo de jogadores: 2
Mesmo modo história do single-player: Não
Câmera: Isómétrica sem split

Rocketbirds: Hardboiled Chicken


Rocketbird é uma sátira de guerrilha, regimes totalitários, comunistas, Rambo e acima de tudo, de si mesmo. No jogo, frangos mal encarados precisam enfrentar um exército de pinguins de um regime ditatorial. Além da carnificina de aves do Pólo Sul, o jogo ainda possui diversos puzzles. Com uma bela jogabilidade sidescroller, o jogo mescla gráficos cartunescos em 2D com um cenário todo em 3D.
Possui uma campanha exclusiva para coop com 10 capítulos que exploram a jogabilidade em dois players. Nela, você terá que pular muito sobre o outro galináceo para conseguir enfrentar os diversos desafios proporcionados pelo game.



Ficha:
Tipo de multiplayer: Cooperativo
Máximo de jogadores: 2
Mesmo modo história do single-player: Não
Câmera: Sidescroller (plataforma) sem split

Renegade Ops



Jogo belíssimo e muito bacana, onde você controla veículos de guerra para cumprir os objetivos. Possui uma jogabilidade um tanto difícil, mas assim que se "pega o jeito", vai embora. Muito divertido para o coop local. O modo split screen pode ser dinâmico ou estático. No dinâmico, só se divide a tela se os jogadores estiverem longe um do outro. Como o jogo possui evolução de personagem, o modo como é feito o save do coop local pode soar um tanto estranho. O jogo não salva o progresso do persongem para o 2º jogador. O progresso fica salvo junto com o profile do primeiro player. Mas se jogarem sempre as mesmas pessoas não haverá muitos problemas quanto à isso.


Ficha:
Tipo de multiplayer: Cooperativo
Máximo de jogadores: 2
Mesmo modo história do single-player: Sim
Câmera: Isométrico com split dinâmico ou estático.

Serious Sam 3: BFE




Quem busca boas opções em FPS multiplayer local precisa conferir este jogo. Serious Sam é o que Duke Nuken Forever deveria ser, com deboches e sátiras por todo o jogo.
O jogo impressiona pela quantidade de opções que oferece para o multiplayer local. Pode-se jogar com 2, 3 ou 4 pessoas, tanto cooperativo, quanto versus, em diversos modos de jogo diferentes. Sem contar que há muitas opções de layout de split screen, tudo de forma muito simples e bem construída.



Ficha:
Tipo de multiplayer: Cooperativo/Versus
Máximo de jogadores: 4
Mesmo modo história do single-player: Sim
Câmera: Primeira Pessoa com Split Screen de diversos layouts

Postagens Relacionadas



Comentários

3 comentários:

  1. Caraca, curti todos os games das 3 pts, e ressalto que jogo muito com meus pequenos jogos da saga LEGO nos consoles, que tb estão disponíveis para plataforma PC...Abrax

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aham. A série Lego merece um tópico só pra ela na real.

      Excluir
  2. Amo jogos multiplayer local.Todos os jogos deveriam ter essa opção.

    ResponderExcluir