segunda-feira, 7 de abril de 2014

Old but Gold - Relembre os primórdios da Internet



Ferramenta fantástica de arquivamento permite visualizar como era um determinado site em diferentes pontos do passado.

A "Wayback Machine", como é nomeada a ferramenta da organização sem fins lucrativos, Internet Archieve, grava o histórico de praticamente toda a Internet. Com máquinas com capacidade de armazenamento absurdas, como a Petabox, ela varre toda a internet visando criar uma biblioteca da internet para pesquisadores, historiadores, estudantes e público em geral.

Graças ao serviço que foi iniciado em 1996, além da parte histórica envolvida, é possível ver o avanço das diferentes tecnologia relacionadas à WEB, e como os sites foram sendo modificados de acordo com esta evolução.

Na idade da pedra do mundo online, que fica lá pela década de 90, onde boa parte dos grandes portais nasceram, eram vísiveis as limitações técnicas envolvidas como:

- Conexões lentas
- Pouco espaço de armazenamento
- Baixa capacidade de processamento
- Orçamentos baixos
- Navegadores limitadíssimos
- HTML em sua forma mais básica
- Poucas ferramentas de programação voltadas à internet.
- Baixa resolução dos monitores

Um dos pioneiros da Internet Brasileira, o UOL, tinha um layout bem básico.

Site do UOL em 23 de dezembro de 1996.
Voltando à importância histórica do arquivamento, é bacana observar o crescimento de empresas e de determinados negócios que cresceram através da web.
Da mesma forma que é interessante ler um jornal antigo guardado, ver as chamadas de um site de notícias de dez anos atrás.

Notícias no Portal IG em 31/08/2004. Aparelho de DVD por apenas 6 x R$60.





Uso


Ao buscar pelo site, um gráfico é mostrado informando todas as datas onde foram feitos os arquivamentos,
mostrando também um calendário indicando em azul o dia em que teve um novo estado salvo.
Os sites têm seus estados arquivados com frequências distintas, alguns são diários, outros mensais e outros sob demanda.


Diferentes datas de arquivamento do youtube.com

Ao clicar em uma data específica, o site mostra como era o estado do site naquele dia:


Primórdios do Google.

Infelizmente, nem todos os sites tem seu histórico arquivado, as vezes por bloqueio do próprio site, ou por não ser de conteúdo público, como os sites que necessitam de usuário e senha. Outra limitação encontrada é a falta de algumas imagens, por essas serem geradas dinamicamente. Porém mesmo com esses empecilhos, é possível pesquisar muita informação do passado, bem como matar a curiosidade ou passar por uma sessão nostalgia.

Para ver como era um determinado site no passado acesse:
https://archive.org/web

Postagens Relacionadas



Comentários

2 comentários:

  1. O interessante é como uma iniciativa dessa conseguiu financiamento para uma estrutura dessa magnitude sendo sem fins lucrativos. De qualquer maneira isto se torna um importante instrumento de pesquisa histórica, uma biblioteca digital. Show.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, como a iniciativa é boa, eles conseguiram doações e investimentos de diversas entidades e fundações. Inclusive pessoas físicas, aliás dá até para doar em bitcoins hehe.

    ResponderExcluir