segunda-feira, 5 de maio de 2014

Blizzard disponibiliza para download alguns de seus clássicos



Em sua página oficial é possível baixar de graça versões de The Lost Vikings, Blackthorne e Rock'n' Roll Racing.

Talvez os recentes fatos envolvendo o Motor Rock, clone do lendário Rock n' Roll Racing, tenha mexido com o ego da gigante Blizzard. Pois pouco tempo depois, a empresa resolveu disponibilizar para a comunidade, o download de seus jogos.

À primeira vista, a iniciativa é muito legal, pois atende tanto aos saudosistas de plantão quanto aos curiosos pelos primórdios da companhia. Mas não espere remake, HD Edition, nem mesmo suporte a controles. São simplesmente versões adaptadas para funcionar, ainda que de forma cambaleante, nos computadores atuais.

Blackthorne

Os jogos são distribuídos com seus respectivos emuladores. No caso de Blackthorne e Lost Vikings, para os quais já houve uma versão oficial para PC, o DosBox é incluído e pré-configurado. Já no caso do Rock 'n' Roll Racing, que era exclusivo dos consoles, acompanha uma distribuição do ZSnes. Do ponto de vista do jogador, o processo é transparente, basta abrir o executável do jogo e o emulador nem aparece.

The Lost Vikings
A tragédia começa com o suporte a joystick, que é inexistente. Mesmo todos os jogos tendo suporte em suas versões originais, neste "presente" da Blizzard você será obrigado a jogar no teclado. Os gráficos não sofreram qualquer processamento. Vale a pena mencionar este ponto porque os emuladores que rodam esses jogos são capazes de aplicar filtros que melhoram muito a qualidade do visual.

Rock n' Roll Racing sofreu o pior golpe. A versão disponibilizada é particularmente ruim. Sem sombra de dúvida é melhor pegar um emulador de Super Nintendo atual e rodá-lo a partir dele. Os problemas começam com a música: como a Blizzard não possui mais os direitos sobre as mesmas, toda a graça envolvendo a trilha sonora desaparece. Uma música estranha substitui as antigas. Além disso, somente 3 níveis são disponibilizados, dando uma cara de demonstração e não um jogo completo.

Um detalhe interessante sobre a emulação de Rock n' Roll Racing é que, se pegar um emulador qualquer de SNES e tentar abrir o arquivo ROCK.BIN, o jogo rodará normalmente.

Rock n' Roll Racing
Mesmo com esta opção de download, a melhor opção para se jogar esses games é via emulador (excetuando-se obviamente as controvérsias da emulação). Eles oferecem toda a liberdade de configuração que falta nestas versões. É possível melhorar a imagem, resolução, configurar controles e tudo de bom que um emulador completo oferece.

Apesar de parecer uma grande ação da Blizzard, ficou claro que o esforço envolvido foi praticamente inexistente, o que é uma pena. É uma atitude lamentável em especial se tratando da Blizzard, que preza como nenhuma outra por seus controles de qualidade. O objetivo de marketing, no entanto, foi atingido. Neste momento, a mídia teve sua atenção voltada para empresa, por conta de uma campanha que deve ter custado quase nada.

Postagens Relacionadas



Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário