terça-feira, 6 de maio de 2014

Mario 3 fechado em pouco menos de três minutos, graças a bug bizarro

O design de nível de Super Mario 3 é surreal, mas isto já é ridículo!

O pessoal do TAS videos postou recentemente um speed run de Super Mario 3 em que o jogo é fechado em menos de três minutos. Isso é possível graças a um bug que faz com que a princesa possa ser encontrada nos confins de uma fase no mundo 7.



Speed runs de Super Mario 3 não são novidade, e alguns de nós fazem truques com as flautas escondidas desde criança. No entanto, alguns gamers mais ávidos foram levando o conceito a novas consequências, avaliando até os conteúdos da memória do console para descobrir formas mais eficazes de se atravessar as fases.

Neste caso, o jogador deve chegar até a fase 7-1. O truque envolve apertar "para baixo" em um ponto em que o personagem não está de fato em cima de um cano. Um bug no código do jogo faz Mario entrar em um cano inexistente e descer infinitamente na fase. A parte bizarra de fato é que, após descer por um longo tempo e passar por pedaços corrompidos de cenário, o personagem surge na prisão da princesa, na cena final (spoiler de um jogo de 1988!). A cena é seguida dos créditos, como se o jogador tivesse terminado o jogo normalmente.

É razoavelmente seguro afirmar que esse bug deve ter sido de propósito. Seria muito improvável que um erro tão bizarro quanto esse resultasse justamente na última cena do jogo, e que o programa ainda estivesse estável o suficiente para passar por toda a exibição dos créditos.

O vídeo segue abaixo e você pode conferir alguns detalhes mais técnicos da façanha neste link.



Postagens Relacionadas



Comentários

2 comentários:

  1. Não duvidaria se visse um speedrun de 30s do mario 3 em 2041...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com a quantidade canos que o jogo possui, provavelmente deve ter algum na primeira fase ainda, que leva pra outra dimensão. E nesta terá uma flauta que a leva diretamente para a princesa.

      Excluir