sábado, 1 de novembro de 2014

Enfim YouTube a 60 frames por segundo!



Houve um tempo onde a transmissão de videos pela internet era algo extremamente custoso. Tudo era complicado. Não havia infra estrutura de rede para tal e muito menos bons codecs. Os que existiam, ou não eram competentes ou não existia hardware suficiente para rodá-los. Ou seja, ou era enviado um elefante gigantesco por de baixo da porta ou era mandado um envelope com uma etiqueta escrita "elefante".


Porém, o mundo foi evoluindo, as tecnologias de rede melhoraram absurdamente e temos um bom leque de novos codecs que hoje conseguem manter a qualidade do vídeo a um tamanho justo.

Ainda assim, ninguém nunca está contente com nada. Essa é uma das dádivas do ser humano, e graças a isso temos coisas novas e bacanas a cada dia. E então o público começou a reclamar da inabilidade do youtube de tratar videos com 60 quadros por segundo.

Nesta onda, alguns sites de streaming de videos começaram a se beneficiar da limitação do maior site de videos do mundo, e começaram atrair novos usuários oferecendo justamente isso.

Um dos maiores interessados nesse recurso sempre foi o público interessado em jogos. Com a incrível ascensão dos videos de gameplay, muitos reclamavam que não era possível passar a sensação de o jogo rodando simplesmente pela limitação do YouTube de 24 quadros por segundo.

Por causa disso, alguns usuários do youtube até faziam uma gambiarra, se aproveitando do recurso de execução do vídeo em 2 vezes da velocidade normal. Para isso, o vídeo era editado para ficar 2 vezes mais lento e mais longo, porém com todos os quadros. Assim, ao executar em 2x, o video parecia estar a 60 quadros e de forma correta.

De olho nesse público a Google finalmente implementou esta nova funcionalidade, que sempre foi uma das suas maiores limitações.


Agora o dentro das configurações do vídeo, fica visível a opção de 60 quadros quando disponível. Vale lembrar que a opção só é válida para as resoluções HD (720p ou 1080p)

Pra mim, está é uma atualização mais bacana do que permitir videos em 4K por exemplo, algo que já está disponível no youtube a alguns anos. Videos com mais de 40 quadros são bem mais interessantes de assistir pois temos uma fluidez indiscutível, algo percebido em qualquer resolução. Isso se vê em qualquer cena com um mínimo de movimento, não precisa ser um filme de ação por exemplo.

Infelizmente essa não é (era) só uma limitação do YouTube. É uma questão bem maior, pois 24 quadros é o padrão do cinema e da TV como um modo geral.

Se hoje é o público gamer que mais vem solicitando esse recurso, é por que basicamente apenas eles têm acesso à esse tipo de  material. Quem sabe no futuro mais profissionais de cinema e TV comecem a produzir mais conteúdo nesse formato.

Sem dúvidas é um grande avanço nessa ferramenta fantástica que é o YouTube. Porém, como ser humano que sou, e ainda não estou contente, fico no aguardo do áudio em alta qualidade no YouTube.

Postagens Relacionadas



Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário