quinta-feira, 6 de novembro de 2014

WhatsApp agora marca quando uma mensagem foi lida


Novo "marcador azul" promete ser a fonte de dor de cabeça para muita gente.
A última atualização do WhatsApp, que foi ao ar nos últimos dias, adiciona uma funcionalidade que confirma quando o destinatário efetivamente leu a sua mensagem. O novo estado complementa as confirmações que já existiam da seguinte forma:

Um marcador: a mensagem foi enviada com sucesso
Dois marcadores: a mensagem foi recebida com sucesso
Dois marcadores azuis: a mensagem foi lida pelo destinatário.

A nova funcionalidade deve afetar profundamente as mentes mais ansiosas. Se já havia vários relacionamentos em risco porque "Fulano(a) recebeu minha mensagem mas até agora não respondeu!!!", a probabilidade de brigas de casais e paranóia aumentou muito. Para as demais pessoas, a funcionalidade serve apenas como mais um nível de confirmação, que pode indicar que o interlocutor estava ocupado ou com preguiça.


O novo marcador só funciona se ambas as partes estiverem utilizando a versão atualizada do aplicativo. A comunidade já discute formas de contornar a mecânica por meio de aplicativos externos, truques com a conexão do celular à internet, e até mesmo a utilização de dispositivos Android Wear, como o G Watch ou Moto 360.

Mais alguns pontos interessantes: se o destinatário ler a mensagem apenas na notificação do celular, o WhatsApp não a marcará como lida, sendo necessário abrir de fato o app. E no sentido oposto, se a pessoa abrir o programa, mas não ler a mensagem, ela pode ser marcada como lida. Ou seja, a mecânica adotada pelo app é apenas uma aproximação da realidade (o que ainda assim não aplacará a ansiedade de muita gente).

Por ora, me sentarei aqui tranquilamente, tomando um chá, enquanto acompanho a avalanche de mimimi.

Agradecimentos à Francine Motter pela dica!


Postagens Relacionadas



Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário